segunda-feira, 28 de abril de 2008

EJA via Educação a distância

O curso a distância via internet de segundo e terceiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos representa um desejo de mudança na oferta de escolarização àqueles que se encontram fora de ambientes escolares.
O curso se realiza por meio do ambiente virtual de aprendizagem “e-proinfo”, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED, do Ministério da Educação – MEC e disponibilizado às secretarias de educação estaduais e municipais do país.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, ao firmar convênio com o MEC, passa a fazer uso dos recursos desse ambiente virtual e coloca, a partir de agora, à disposição da comunidade escolar envolvida nesse curso.
O nosso trabalho é todo desenvolvido de forma virtual, com exceção da matrícula e do exame presencial final, quando será obrigatória a presença do aluno para a realização de uma prova.
O endereço do ambiente virtual de aprendizagem é www.eproinfo.mec.gov.br. O endereço para as matrículas e exames presenciais finais é L2 Sul, Q. 602, CESAS, local onde também funciona a Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD e encontram-se todos os professores-tutores do curso, a equipe de coordenação pedagógica e administrativa, e a secretaria.
Como haverá uma aula inaugural por componente curricular, momento em que os professores, individualmente, abordam os objetivos do curso e dão orientações quanto à forma de participação e desenvolvimento das atividades, marca-se um encontro com o aluno.
O curso de Educação de Jovens e Adultos, com estratégias de trabalho a distância e virtual, é inovador. Os cursos por correspondência talvez já sejam conhecidos, pois é a forma mais comum de Educação a Distância - EAD. Contudo, os avanços tecnológicos e as novas ferramentas de comunicação e interação disponíveis na internet abriram possibilidades extraordinárias à EAD.
Esses avanços tecnológicos articulam-se com a compreensão contemporânea da pluralidade cultural, as aspirações crescentes de políticas democráticas, a necessidade de indivíduos psicologicamente autônomos, capazes de existir na coletividade com liberdade, espontaneidade e criatividade.
Nesse curso, comprova-se que o processo educativo a distância distingue-se do presencial pela distância física entre os professores/alunos e entre os alunos/alunos. Porém, o que se espera é promover resultados satisfatórios, motivando e apoiando o processo de aprender: objetivo principal dos estudantes.
O curso de EJA a Distância foi concebido por uma equipe de professores da Subsecretaria de Educação Pública por meio da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos e pretende assegurar as necessidades básicas para o desenvolvimento do aluno.
Por isso, sendo o curso oferecido pela internet, caso o aluno não tenha acesso à rede, poderá recorrer a algumas escolas que funcionam como pólos de apoio ao aluno de educação a distância. Cabe, pois, ao aluno identificar, entre as escolas-pólos, aquela que mais facilite o seu desenvolvimento e dirigir-se a ela sempre que não tiver outro local em que possa acessar o curso. Certamente que, para ser um aluno de educação a distância virtual, o esforço para dispor de um computador com acesso à internet é condição para o seu acompanhamento do curso.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, eu sou tutora do EJA Web, do Programa de elevação da escolaridade do trabalhador, do SESI - MT, nos ainda nao oferecemos o ensino fundamental via web, somente o ensino médio, mas a proposta é a mesma. É muito bom trocar ideias com outros seguimentos de educaçao EJA WEB